sexta-feira, 25 de março de 2016

Qual é o maior pecado?

             Você acredita que deixar de comer carne na sexta-feira santa te deixa mais acessível a compaixão, que te deixa mais puro e receptivo para entender dores alheias e consequentemente, menos pecador (porque a sociedade diz)? Mas em contrapartida, você crê também que a tal da sexta-feira santa é um dia normal, que você pode cometer erros e acertos, e que comer carne não vai te tornar menos receptivo aos problemas dos outros? A semana inteira era para ser santa, mas por que só hoje que não podemos comer carne, se a nossa bondade não provém de proteína? Desde pequena eu cresci ouvindo meu pai dizer que "pecado não é comer carne em dia santo, pecado é não comer e ficar cobiçando." E aí, você não come e se sente um santo perante a sociedade por pelo menos um dia, ou você come e não deixa de ser quem é todos os dias?              
               Hoje é o dia em que todas as pessoas do mundo deixam de comer carne em sinal de respeito com a morte de Jesus. Mas o que a carne têm a ver com isso eu não entendo, porque eu particularmente consigo comer carne e do mesmo modo consigo respeitar e sentir dor em perder alguém especial. Porque sinceramente não existe "o que não comer em dia santo". Pecado é tudo aquilo que sai da boca, e não o que entra. Se eu não como apenas porque me dizem que hoje não pode comer, de certa forma eu já vou estar pecando porque vou ficar pensando "hoje não posso comer, mas amanhã sim!", e aí acaba enchendo o estômago com coisas "liberadas para o dia santo". Mas e a Gula, não é pecado? E a cobiça do que pode comer no dia seguinte, não é pecado?
              
               Eu vejo que o dia de hoje faz as pessoas serem quem elas não são. Elas não brigam, não xingam, não falam palavrão e não comem carne porque a bendita manipulação da sociedade diz para elas não fazerem isso. Mas em todos os outros dias do ano elas fazem! E é mais pecado você ser quem não é nesse dia, mentindo para si mesmo, do que agir normalmente como durante todo o ano, mas sem perder esse senso de bondade ou respeito.                
              Você também come carne e consegue ser bom por isso, ou é do tipo que não concorda nem discorda sobre poder comer, mas que por via das dúvidas não come para fazer bonito? É um fato, e temos que lidar que, somos feitos de fases e somos feitos de fatos. 


Nenhum comentário: