domingo, 21 de maio de 2017

Os males do ofício.

         

          Esses dias fui em uma palestra com o secretário da educação, e se ele mesmo disse, eu também posso: a educação precisa mudar.

          Sim, eu, como filha, irmã, afilhada e prima de professores, sei de cor e salteado que escola não é o lugar onde depositamos os filhos e deixamos eles ali, para aprenderem tudo. Ok, eu sei. Sei que tem aluno problema que vai ser pra sempre um aluno problema. Mas sei também que tem aluno que se torna um problema, porque na frente dele tem um professor que levou anos pra se graduar em história, e dá aula em cima de livro didático, por exemplo. Percebem o que eu quero dizer? O aluno não sente a mínima vontade de ir pra escola e não é porque ele é um atoa na vida e não​ sabe o que quer (as vezes ele é sim e não sabe mesmo). Mas se o professor não colabora em sala, quem vai querer assistir aula?
          No primeiro ano do ensino médio eu tive uma professora foda! Ela dava aula de história e envolvia todo mundo de um jeito, que era contagiante e as melhores aulas da semana, eram com ela. Mas no segundo e terceiro ano foi decepcionante. Quem estudou comigo sabe o que estou dizendo. O professor era mais atoa que os alunos, juro. Ele dava aula de história sentado, mandando a gente ler o livro e o que aprendi? Exato. Geografia então? Passei três anos do ensino médio com o livro didático na mão, copiando e respondendo dez questões pra valer uma nota no diário. O que aprendi? Exatamente. É aí que digo que precisa mudar a educação. E as vezes não é nem mudar lá nos grandes, mudar no governo (não que não precise), mas quem tá na frente dos alunos é o professor e se ele não tem confiança no que tá fazendo, como que ele vai preparar um aluno pra sair da escola e se formar em algo?
          Não pode usar o celular na sala? Que horror. Tenho vários amigos no ensino médio ainda e eu mesma, quando lembro que não podia usar o celular naquela época eu tenho um troço. Gente, isso é uma morte lenta e dolorosa sim. Na faculdade os professores pedem pra gente pesquisar coisas na internet com o nosso celular. Eles até mandam a gente bater foto do quadro com o conteúdo. Vocês tem noção disso? É bom demais! Até porque, fala sério né, a gente está cada vez mais conectado em tudo, estamos quase 100% tecnológicos e ainda impedem que usem o celular e afins em sala? Por que? Porque os alunos vão colar na prova? Pasmem, a gente cola mesmo sem o celular, podem acreditar. Porque vamos usar para coisa indevidas? Olha, as vezes um post no Facebook pode contribuir com o assunto abordado em sala de aula e nada melhor do que engajar uma discussão espontânea entre os alunos.
          Ok, como eu já disse antes, eu vivo no meio de família que trabalha em escola e sei dos relatos de todos o quão foda é estar na frente de trinta alunos, de idades diferentes, te enlouquecendo o dia todo. Ok, entendo que alguns professores deviam ir direto pro céu do tanto que sofrem por aqui, mas cara, cara e cara. Professores, vocês passaram anos se graduando e até se pós graduando, pra chegarem aqui agora, postarem no Facebook "faço por amor", mas chegarem na sala de aula sem vontade nenhuma de dar aula? Pra reclamar do salário são os primeiros, mas e pra tentar dar um pouco mais de si pros alunos? Se é por amor, demonstra isso! Faço minha faculdade por amor também e porque não me vejo trabalhado com outra coisa. Por isso ainda não desisti, e olha que dá vontade, mas eu sei que ainda não cheguei lá. Mas vocês, vocês já estão lá, estão aqui, então façam por merecer. Professor é uma pessoa incrível, e é lembrado pra sempre, quando ele sabe o que está fazendo.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

Nenhum comentário: