sábado, 29 de julho de 2017

É hora de ir. 🍃

19:42:00

Pais,

Talvez vocês demorem a compreender, talvez vocês chorem incontáveis noites por ver o ninho vazio, talvez vocês liguem com aquela voz chorosa de quem está guardando um mundo de saudade, mas pai e mãe, a gente cresce e precisa ir. 

Um dia teremos que aprender a separar as roupas por cores na hora de lavar, teremos que descobrir que a louça vai continuar na pia no dia seguinte, aprender que cheiro de banheiro limpo é bom - e aprender por conta própria, e não porque vocês estão do lado nos lembrando. Teremos que aprender a cozinhar mais do que um miojo - graças que existe a internet pra ajudar com isso. Aprender que o salário precisa durar 30 dias e que temos outras prioridades na vida além de festas e saídas básicas.

A gente vai ter que se sentir só, vai ter que falar para as pessoas "meus pais diziam que..", e sentir orgulho de alguns conselhos que ouvimos e que nem sempre demos muita bola. Nós vamos ter que aprender a identificar as amizades boas e ruins, coisas que vocês faziam desde que éramos pequenos e por isso brigávamos tanto pois "vocês não deixam eu ser amiga de ninguém". Nós vamos ter que aprender a segurar o palavrão quando o chefe merece, porque vocês ensinaram que é preciso ser um profissional sério e respirar fundo. 

Pais, parece coisa boba, mas nós vamos ter que criar nossos próprios programas de finais de semana, vamos ter que tirar o pijama no domingo e fazer o almoço e janta - coisa que vocês sempre faziam enquanto eu ficava jogada no sofá lendo até tudo estar servido.

Não pensem que será fácil, pois vai doer em nós também, sair do conforto, sair do ninho que estava tão bem planejado até então. Mas é necessário que a gente aprenda a sentir saudades, e aprenda a ser pai e mãe como vocês foram - ou nem tanto. 

É assim sabem, esse dia vai chegar e vocês precisam estar preparados para isso. Assim como nós. E podem ter certeza que esse será um grande dia para todos. Apesar de tudo, precisamos ir, mas levaremos vocês para sempre.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

domingo, 16 de julho de 2017

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si.

10:31:00

          O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama. Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado. Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se. A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também? Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. “Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um vinho”. Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. “Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, te dou um abraço.” Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta. Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo. 

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.

domingo, 18 de junho de 2017

Onde você quer estar daqui um ano?

11:28:00
       
          Há um ditado que diz que não adianta vento a favor pra quem não sabe onde vai. E uma das sensações mais incríveis e gratificantes é você ter 100% de certeza sobre estar no caminho certo. Me refiro a algumas escolhas que a gente toma na vida, que nos levam por caminhos com grande repercussão e que nos fazem sentir que tu é incrível e que tudo o que tu vive é incrível também.
          Já falei várias vezes sobre amar minha profissão mas hoje, especialmente hoje, que estou me recuperando de um feriado sem explicações, eu tenho tanto a agradecer por ter feito uma escolha a três anos atrás e não ter me arrependido de nada. A faculdade não é fácil, não é mesmo. É prova fod*, é trabalho de um dia pro outro, é professor cobrando. É aqueles dias e semanas que tu tem a vontade de trancar e dizer "que se lasque". Mas também a faculdade é aquele orgulho de si próprio em saber que tua profissão tá sendo muito bem representada por ti mesmo e ter a certeza de que tu tens capacidade pra estar no mercado se tu realmente se esforçar.
          Esse feriado de Corpus Christi me levou pra Caxias do Sul. Quem diria, meu sonho desde ensino médio era estar em RS e finalmente tive meu sonho realizado da melhor forma com pessoas maravilhosas do meu lado. Ano passado, nesse mesmo feriado, estive em Curitiba, e foi outra sensação de missão cumprida. Todo ano é uma sensação diferente. Coisas diferentes que a gente aprende, que a gente percebe que tem que ter olhos bem abertos pra certas coisas e tem que se deixar levar por outras.
          Apesar da faculdade ser sim aquele bicho de sete cabeças que todos os memes representam, vou dizer pra vocês que ela também é uma escolha da vida que tu faz amizades incríveis que sabe que sentirá falta e pra sempre se lembrará. Faculdade também é tu poder viajar em reconhecimento da tua capacidade de esforço. Faculdade é aquela profissão que tu escolhe e enche a boca pra dizer "eu amo o que faço". Faculdade é aquela coisa que​, quando tu percebe que está chegando ao fim, vai deixar saudades enormes e que tu percebe que é hora de se perguntar: "eu me formei, e agora?". Agora, bom, agora eu digo que o mundo é nosso.

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Doação de sangue!

07:23:00
          Hoje vai ter texto exclusivo sim, mas prometo que esse será curto e objetivo! Hoje, dia 14/06, é comemorado o dia mundial do doador de sangue, o que muitos chamam de Junho Vermelho. Recentemente eu me tornei uma doadora de sangue. Sempre quis doar, mas acho que aquele leve pânico sempre me impediu. Até que minha amiga me puxou pela mão e disse: hoje nós vamos! E nós fomos. 
          Senti um frio na barriga no caminho todo da minha casa até no Hemosc. Chegando lá então, mais frio na barriga ainda. Não sei de onde vinha tanta tremedeira. Na hora da avaliação, nem meu nome eu sabia pronunciar direito. Juro, gente, eu estava com medo! Quando chegou a hora de sentar na cadeira para começar a doação, achei que iria ter um treco. Mas as meninas foram super gentis, me acalmando e tudo o mais. Confesso que a sensação de ter uma agulha no teu braço por uns quinze minutos - e ainda ter que ficar mexendo a mão pro sangue vir - não é muito agradável não. Mas também tenho que confessar que ver a bolsa de sangue encher e saber que aquilo vai salvar uma vida, cara, é gratificante demais. Todo o medo dissipou ali, naquela hora que eu vi meu sangue sendo tirado em prol da saúde de alguém. 
          Na televisão está passando um comercial super bacana sobre a doação, que fala mais ou menos o seguinte: se a água da garrafinha acaba, a gente no máximo passa um pouquinho de sede. Mas se uma bolsa de sangue estiver vazia, é uma vida que a gente perde. Independente do tipo sanguíneo, doe sangue, e deixe a vida continuar.
          Hoje mesmo, recebi um e-mail do Hemosc, me agradecendo por ser uma doadora, e fiquei feliz da vida pois sei que com um pequeno gesto, estou dando a vida pra alguém novamente.
          Se você ainda não é um doador de sangue, vai lá! Enfrenta teu medo e faça esse gesto de solidariedade. A gente nunca sabe quando seremos nós a precisar desse líquido que tem a cor do amor.

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos. E DE SANGUE.

sábado, 10 de junho de 2017

Lei do retorno ⭐

14:31:00

          A gente não sabe elogiar as pessoas. Sabe qual o dia que a gente mais recebe elogios? No dia do próprio velório. Sabe qual o dia que mais nos mandam flores? Isso mesmo, no dia que estamos dentro do caixão e não temos mais a capacidade de recebê-las e nem de se alegrar com elas. Tem gente que se, dentro do caixão, pudessem ouvir as coisas boas que as pessoas estão dizendo a respeito dela ali no velório, ela levantaria do caixão e voltaria pra vida na mesma hora. E no mundo dos vivos, muita gente que saiu de perto da gente, estaria perto ainda se tivesse ouvido coisas boas a seu respeito, se tivesse sido elogiado. Admiração silenciosa não serve pra nada. De que adianta admirar e calar? De que adianta gostar de algo que alguém fez e nunca contar pra ela? Por que é que nós nunca falamos coisas boas? A gente divulga tragédias, mas nunca fala da conquista. A gente repassa fofoca, e esconde o triunfo. Nós espalhamos boatos, mas nunca nos atemos aos fatos. Se a pessoa é bonita, conta logo pra ela, quem sabe assim você pare de segurar vela. Se é bom o café que puseram na mesa, agradece a gentileza. Se conhece algum amigo que tem lealdade, elogia e guarda pra sempre essa amizade. Gentileza gera gentileza sim, e não podemos desistir dela no primeiro "bom dia" mal humorado. Então agora vai pra vida, e elogia. Vale a pena o esforço, e com certeza que você será recompensado. 

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.

domingo, 4 de junho de 2017

"Adorável clichê"

21:10:00

Na verdade, todo mundo ama coisas clichêsaté aqueles de coração duro feito pedra. Vai dizer que não gosta de escutar um eu te amo bem meloso e cheio de carinhos? Vai dizer também que nunca quis receber uma ligação ou um sms no meio da noite? Vai insistir em dizer que não ficaria feliz se recebesse um abraço bem lento e demorado? Ou talvez não precisa ser tão delicado ou amável. Um grito da chata da sua melhor amiga te xingando também ajuda. Uma ligação uma hora qualquer ou um convite para se encontrar com pessoas que você ama. Não precisa ser um eu te amo melancólicoum eu te odeio também demonstra amor. Coisas assim deixam qualquer um feliz, esquenta os mais frios e abalam os inabaláveis. Coisas assim tiram sorrisos, mesmo que seja um sorriso interno. É gestos desse tipo que fazem as pessoas se sentirem amadas e queridas. É gestos assim que o mundo precisa.

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.

domingo, 21 de maio de 2017

Os males do ofício.

11:33:00
         

          Esses dias fui em uma palestra com o secretário da educação, e se ele mesmo disse, eu também posso: a educação precisa mudar.

          Sim, eu, como filha, irmã, afilhada e prima de professores, sei de cor e salteado que escola não é o lugar onde depositamos os filhos e deixamos eles ali, para aprenderem tudo. Ok, eu sei. Sei que tem aluno problema que vai ser pra sempre um aluno problema. Mas sei também que tem aluno que se torna um problema, porque na frente dele tem um professor que levou anos pra se graduar em história, e dá aula em cima de livro didático, por exemplo. Percebem o que eu quero dizer? O aluno não sente a mínima vontade de ir pra escola e não é porque ele é um atoa na vida e não​ sabe o que quer (as vezes ele é sim e não sabe mesmo). Mas se o professor não colabora em sala, quem vai querer assistir aula?
          No primeiro ano do ensino médio eu tive uma professora foda! Ela dava aula de história e envolvia todo mundo de um jeito, que era contagiante e as melhores aulas da semana, eram com ela. Mas no segundo e terceiro ano foi decepcionante. Quem estudou comigo sabe o que estou dizendo. O professor era mais atoa que os alunos, juro. Ele dava aula de história sentado, mandando a gente ler o livro e o que aprendi? Exato. Geografia então? Passei três anos do ensino médio com o livro didático na mão, copiando e respondendo dez questões pra valer uma nota no diário. O que aprendi? Exatamente. É aí que digo que precisa mudar a educação. E as vezes não é nem mudar lá nos grandes, mudar no governo (não que não precise), mas quem tá na frente dos alunos é o professor e se ele não tem confiança no que tá fazendo, como que ele vai preparar um aluno pra sair da escola e se formar em algo?
          Não pode usar o celular na sala? Que horror. Tenho vários amigos no ensino médio ainda e eu mesma, quando lembro que não podia usar o celular naquela época eu tenho um troço. Gente, isso é uma morte lenta e dolorosa sim. Na faculdade os professores pedem pra gente pesquisar coisas na internet com o nosso celular. Eles até mandam a gente bater foto do quadro com o conteúdo. Vocês tem noção disso? É bom demais! Até porque, fala sério né, a gente está cada vez mais conectado em tudo, estamos quase 100% tecnológicos e ainda impedem que usem o celular e afins em sala? Por que? Porque os alunos vão colar na prova? Pasmem, a gente cola mesmo sem o celular, podem acreditar. Porque vamos usar para coisa indevidas? Olha, as vezes um post no Facebook pode contribuir com o assunto abordado em sala de aula e nada melhor do que engajar uma discussão espontânea entre os alunos.
          Ok, como eu já disse antes, eu vivo no meio de família que trabalha em escola e sei dos relatos de todos o quão foda é estar na frente de trinta alunos, de idades diferentes, te enlouquecendo o dia todo. Ok, entendo que alguns professores deviam ir direto pro céu do tanto que sofrem por aqui, mas cara, cara e cara. Professores, vocês passaram anos se graduando e até se pós graduando, pra chegarem aqui agora, postarem no Facebook "faço por amor", mas chegarem na sala de aula sem vontade nenhuma de dar aula? Pra reclamar do salário são os primeiros, mas e pra tentar dar um pouco mais de si pros alunos? Se é por amor, demonstra isso! Faço minha faculdade por amor também e porque não me vejo trabalhado com outra coisa. Por isso ainda não desisti, e olha que dá vontade, mas eu sei que ainda não cheguei lá. Mas vocês, vocês já estão lá, estão aqui, então façam por merecer. Professor é uma pessoa incrível, e é lembrado pra sempre, quando ele sabe o que está fazendo.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

domingo, 23 de abril de 2017

#MulherãoDaPorra 🌼

08:52:00
         



          Oi meninas, turu bom? No texto de hoje vou explicar como fica a vaidade de uma mulher quando elas​ juntam estudo + trabalho.
Bom, o texto da semana é voltado para o público feminino, então você mulher, que chegou até aqui, sinta-se bem vinda para continuar a ler. E você homem, que também chegou até aqui, LEIAM TAMBÉM.

          Quando as meninas (mulheres) chegam na idade quase adulta e se deparam com o drama de: acordar 15 minutos mais cedo pra fazer uma mega produção, ou dormir 15 minutos a mais na tentativa de completar as 8h de sono recomendadas, podem ter certeza que elas irão escolher as horas de sono. Isso se não chegar nenhuma mensagem do chefe logo cedo dizendo que vai ter cliente pra atender, ou se elas sabem que irão passar em algum lugar e querem agradar com a aparência.

          É engraçado que quando nós éramos novinhas, CERTEZA, digo isso com muita convicção, que todas nós não saíamos de casa sem passar um rímel. Na minha época de EM então, gente, eu era a loka das maquiagens as 7h30 da manhã. E a loka da chapinha também, confesso. Ir pra escola com cabelo marcado? Sem maquiagem? Que treva! Mas hoje eu entendo que naquela época eu fazia isso porque só saía de casa pra escola e da escola pra casa. E claro, porque eu queria conquistar os crush também. Mas hoje em dia, eu dou graças ao bom Deus quando o meu namorado ou quando meus amigos falam que fico bonita sem maquiagem. OBRIGADÃO, GALERA! RÍMEL TÁ CARO! ❤ Assim como eu também não me importo em ouvir (meus amigos fazem questão de dizer todos os dias) que faz tempo que meu cabelo não vê um pente. Ahhhh não, eu não tenho paciência, juro.

          É engraçado e mega legal perceber essas nossas mudanças, como mulher mesmo. Não que deixamos de ser vaidosas por conta da correria do dia a dia. Jamais! Convida a gente pra uma festa pra ver. Recebe uma mensagem do namorado(a) dizendo "vamos sair hoje" pra ver. Ahhh, a linha completa dá Vult é pouco para nós! Mulher sempre vai querer impressionar, sempre e ever! Ainda mais se sabe que vai ter outras mulheres presentes. Aí a gente lacra mesmo. Mas no dia a dia, quanto menos chamar a atenção, melhor. Ficar de cara limpa é tão bom, sério, é sensacional. E mais sensacional ainda é tu perceber que tu amadureceu tanto que tu nem sente vergonha de sair assim na rua. Se uma pessoa te olha estranho tu nem dá bola, segue o baile. A gente cresce e se sente linda do jeito natural. As vezes acontece de passar um mulherão pela gente, toda produzida, e nós até sentimos vergonha por estar assim tão exposta. Mas é só o mulherão virar a esquina que tudo passa, auto estima recuperada com sucesso.

          Se tiver algum homem lendo até aqui, por favor, saibam que: mulher dificilmente passa maquiagem por vocês. Vocês podem até convidar uma moça pra sair, ela vai passar horas se maquiando, é lógico, mas no fundo, todas nós sabemos que não é pelo cara que estamos fazendo isso. Vai que tem mulher nesse lugar? Mulher é bicho ruim mesmo, gente. Pode ser a pessoa mais ingênua que for, mas mulher é desgraçada. Não baixa a crista nunca e faz de tudo pra estar sempre linda na frente de outras mulheres. Baita briga de ego. Desculpa, homens, mas primeiro nossa afirmação de beleza perante a sociedade, depois vocês.

          Mas é assim que vamos nos dando conta que preferimos gastar dinheiro em uma coisa que vai durar um bom tempo, do que gastar dinheiro comprando caminhões de maquiagens todo mês. Sim, porque, só quem usa maquiagem todo santo dia é que sabe o quanto isso gasta e acaba que nem água.

         Como é a hash que estão usando agora nas redes sociais? #MulherãoDaPorra? Seja um mulherão da porra do teu jeito! Caramba, a gente é linda, e podem acreditar que até quando a gente acorda, sempre vai ter alguém que vai dizer que te ama assim... Então, o que é enfrentar um dia na rua de cara limpa? Não esconda sua beleza! 🌼

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Qual a falta que ele te faz?

09:56:00

     Aquelas promessas em vão e aquelas palavras vazias que até então ela estava acostumada, agora foram preenchidas por tu, que fazes questão de lembrar diariamente sobre teu amor. Ela queria alguém que se importasse, queria alguém que mandasse aquele bom dia todos os dias. "Oi, tudo bem?", "fica bem, pequena", "como foi o seu dia?". Aí, vem tu, que aparecestes do nada em um dia qualquer, aquele esbarrão na esquina, aquela troca de olhares, aquele dia casual que sentastes do lado dela e falasse "oi, como é teu nome?".  Nesses primórdios havia sim a paixão. Aquilo que ela sempre quis, em uma pessoa só. Ela, que não sabia o que era amar de verdade, que se achava desprotegida e insuficiente perto das suas companhias. Ela, fã dos livros românticos, disposta a achar o par perfeito em cada cantinho. Mas dizem que o par perfeito não existe. Que o que é perfeito não vai se encaixar como uma luva no teu cotidiano que nem pedistes a Deus, ou a qualquer outra divindade. Mas existe aquela pessoa que te faz perder as estribeiras, o bom senso, a calma e a paciência. Mas aí é que tá o negócio. ESSE é o propósito. Achar alguém que te irrite na mesma medida que te desperta o amor. E ela, ah colega, ela achou. E agora, há o amor.

     Mas a vida nunca é isso que a gente pensa que é. Por isso digo-te, nunca faça planos a longo prazo. Apesar de sermos senhores de nós mesmos, não somos senhores do tempo, e este, tende a correr contra nós. Quando parece estar tudo bem, não se engane, mais tarde não estará. Assim como não está agora. Assim como ela, que achou a pessoa para esmagar e cuidar, não está em condições de fazer isso, por ora. Mas digo-te, amor, que quando é sincero, lutamos para sermos até senhores do tempo, se for preciso. E olha que isto não está em nossas condições. Porque ela, que antes queria tomar conta da vida de todo mundo, agora quer tomar conta só do que te diz respeito. Ela, que sabia enfrentar o mundo sozinha, sente-se perdida se tua mão não está segurando a dela nas decisões da vida. 

     Mas esse é o lance de amadurecer, é isso que tua mãe sempre quis te dizer sobre "quando tu tiver teu namorado, saberá". Agora ela sabe. Sabe o quanto dói ficar longe de ti. Caro amigo, antes ela era uma mistura de "te quero" com "some daqui". Agora ela é uma mistura de "vem logo", "que saudade do teu abraço" e "fica aqui, não vai embora". Mas novamente, voltamos ao assunto de que a vida parece te fazer de palhaço as vezes. Ou não. Sinceramente, talvez não. Talvez a vida faça isso pois ela sabe que é isso que tu realmente precisa. E sabe por que tu precisas disto? Para te perguntares qual a falta que ele te faz. Pois tu, fostes o responsável por acender a fagulha da paixão. Mas a fagulha do amor, depende dos dois. Por isso, se ele te faz falta, lute para manter essa energia acessa, para manter esse fogo sempre alto e brilhante. Ela está lutando, e ela, ah, ela não se cansa facilmente, ainda mais se for para ganhar. Ganhar o amor. O teu amor. 

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos. 

domingo, 9 de abril de 2017

Cota pra quem? ÉOQ

20:33:00

     Quem me conhece sabe que se tem uma coisa que eu não sou, é preconceituosa. Tenho vários amigos e amigas homossexuais e em certas ocasiões eu prefiro a companhia deles do que a dos héteros. Outra coisa, quem me conhece também sabe que não faço textão criticando lei ou a merda que for envolvida com governo, aliás, prefiro distância, amém. Mas uma notícia está saindo em vários jornais essa semana e eu fiquei extremamente indignada com o que li nela. Essa semana também, tive que fazer um artigo pra faculdade sobre blog e afins, e nesse meu artigo eu defendi que estar atrás das cortinas tende a ser mais fácil pra quem não quer se expor. Mas quem faz questão de que alguma coisa mude, essa pessoa escreve e publica. Vamos lá.

     Segundo o dicionário, a palavra cota significa "parcela de contribuição através da qual alguém ajuda na realização de algo". Beleza, significado entendido mas não utilizado corretamente pelo governo. COTA PRA HOMOSSEXUAIS? Que puta palhaçada é essa? E vocês, homossexuais dignos, aceitam isso e ainda brigam por essa nova lei não atingir totalmente essa gama de público? Pelo amor de Deus (é tanto absurdo que a gente até apela pra Santidade), isso é uma vergonha!

     Todos os meus amigos homossexuais (tá, quase todos) afirmam que não é "opção sexual" que se diz. O correto é "orientação sexual". Isso porque, homossexual que é homossexual (homossexual mesmo, e não as pessoas que estão nessa fase de não saber o que querem da vida e tentam de tudo), então, essas pessoas não acordam em um belo dia e falam "opa, belo dia para ser gay". Não é questão de escolha, é questão de aceitar e assumir que você nasceu pra sentir atração por alguém do mesmo sexo. E isso é totalmente ok, qual o problema? Agora, eu acho uma falta de vergonha existir (e ser aprovada!) essa lei de que 15% dos homossexuais e transexuais terão cotas para concurso público! VER-GO-NHA!

     Ué, vocês não passam a vida inteira tentando revelar a identidade de vocês, e quando revelam, não cobram que as pessoas aceitem vocês do jeito que são? Que deem o espaço que vocês merecem perante a sociedade, que consigam um bom emprego, um bom estudo, uma vida digna? Fisicamente vocês são iguais a todos os héteros, e até onde eu saiba, homossexual também tem as mesmas capacidades que os héteros têm (e as vezes até mais, porque tem muito homo por aí que é bem mais simpático do que hétero). Mas ter uma lei que beneficia vocês é quase que uma humilhação do tipo "ei, toma aqui essa cota porque sabemos que vocês não seriam capazes de conseguir sem a nossa ajuda". 

     É quase a mesma palhaçada que acontece na época de carnaval, onde todo mundo acha lindo isso de homem sair na rua vestido de mulher, e mulher se vestir de homem. Em época de festa é tudo maravilhoso. Mas aí, fora das festividades, quando as pessoas vêem homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens na rua, criticam, espancam, saem com mil pedras na mão. Sóbrio parece que a coisa muda, não é mesmo? Isso é ser ignorante, me desculpem.

     Vocês, homossexuais, pelo amor de Deus (olha a santidade aí, gente), provem que vocês são capazes sem precisar da ajuda de n-i-n-g-u-é-m! Claro, a única ajuda que vocês precisam, é de pessoas boas (me refiro aos héteros), que fazem questão de andar nas ruas com vocês sem sentir um pingo de vergonha. Porque não é para ter vergonha ou nojo ou repulsa de homossexual. Como eu já disse, somos iguais e vocês merecem tanta atenção e respeito quanto os héteros (as vezes mais, porque tem hétero que é filho da p* mesmo). Por favor, homossexuais, continuem me enchendo de orgulho como vocês sempre fizeram, provem que vocês são capazes, deem de dedo na cara de quem não aceita, bate de frente, faz aceitar, mostrem o poder de vocês, SEM A PORCARIA DE AJUDA DE COTAS. Vocês conseguem muito mais que do um empurrãozinho pra passar em concurso. Vocês são fodas. 

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos. 

domingo, 2 de abril de 2017

Fases.

10:45:00

A URL do blog é "fases feitas de fatos" e eu percebi que nunca escrevi sobre fases aqui no blog.

É imensamente estranho quando a gente chega em uma época de nossa vida, onde paramos para observar pessoas mais novas e nós realmente pensamos "Deus tenha piedade se eu era assim!". Mas ao mesmo tempo, é no mínimo interessante o fato da gente observar essas pessoas mais novas sendo o que elas são. São as fases.

É tão comum ainda nos dias de hoje vermos as crianças brincando de serem adultas e as pessoas adultas torcendo pra dormirem só mais cinco minutinhos... Essa coisa de aproveitar o agora ainda não tá bem fixo na mente das pessoas. Mas eu entendo, entretanto. Quando eu era pequena eu odiava quando meus pais diziam "aproveita essa fase que depois tudo corre pra longe de ti". Caramba! Eu queria ser adulta logo! E hoje sou eu quem falo pro meu irmão "cara, aproveita essa fase que depois tudo corre pra longe de ti". E eu me sinto na obrigação de não só falar pra ele, mas sim mostrar que CARA, tudo realmente corre pra longe e nós vivemos em constante corrida pra alcançar nossos objetivos dia após dia!

Essa semana mesmo, uma pessoa pediu minha idade e eu disse que tinha 20 anos. Meu pai, que estava do lado, já me corrigiu "não, tu tens 19 ainda". E aí meu pai e essa pessoa começaram a debater do porquê as pessoas quando são jovens querem ter mais do que tem, e quando são velhas querem sempre diminuir o máximo que puder a idade. A gente não sabe aproveitar 100% as fases que o jogo chamado vida nos dá.

Então, cara, faça tudo de um jeito que não vá se arrepender, de um jeito que não sobre lacunas e motivos pra querer dizer "ah, se eu soubesse teria aproveitado mais". Não, aproveita agora! É um assunto batido isso, que o tempo voa, mas parece que todo mundo paga pra ver, não é? Todo mundo quer ser mais do que é hoje, quer ter mais do que tem hoje. Qual o problema do hoje? Eu não sou muito velha mas posso ser sincera em dizer que eu me pego muitas vezes pensando em "eu teria feito diferente no passado", só que agora eu tento me policiar pra não repetir mais essa frase, e sim pra fazer as coisas e poder gritar bem alto lá na frente que FARIA TUDO DE NOVO! Se tiver que ser idiota hoje e morrer de vergonha disso no futuro, que seja! Faça o que você tiver vontade no momento, viva esse momento, viva essa fase e jamais, JAMAIS se arrependa por não ter feito algo na sua vida.

Somos feitos de FASES, somos feitos de fatos.

sábado, 25 de março de 2017

Avante!

21:13:00


Não queria dar uma de tiazona, mas eu já fui tiazona em outros textos, então o que é mais um?

O tema de hoje é: se esforcem!
Se não for por realização pessoal, ao menos se esforcem na aula, ou no trabalho, pelo menos pra liberar os professores de terem que ficar repetindo vocês de ano, ou até mesmo pra não ficar ocupando uma vaga de alguém que realmente quer estudar ali e não pode, ou pra livrar o teu patrão de dar broncas desnecessárias.

Não sei se posso falar sobre isso de forma que vocês considerem como sinceridade, porque eu cresci em meio de família que é quase tudo professor (a), então sempre fui influenciada, nunca tive outra opção a não ser estudar, até porque meu pai foi meu professor e eu era bem cobrada nesse quesito de "tens que dar o exemplo". Só que mesmo na minha época de aborrecência, na época que eu era pivetona mesmo (quem nunca), eu pensava em fazer as coisas errado por pirraça, mas não fazia, confesso, porque tinha medo. Quando a família toda é do ramo da educação a gente tem disso.

E olha agora! Ano que vem eu me formo na faculdade, e cara, que rapidão que passou! E não vou dizer que foi fácil, ou que está sendo fácil. Não vou dizer também que eu acordo todos os dias e penso "oba, mais um dia que vou trabalhar de manhã e de tarde e ainda vou enfrentar uma aula até às 22h". Não é. É cansativo pra caramba, mas eu faço por mim isso. Porque se fosse pelos meus pais eu provavelmente estaria cursando outra faculdade ou estaria com um salão de beleza montado. Não que eles não me apoiem, mas o componente decisivo nessa jogada sou eu. Mas não, eu faço porque eu gosto. Porque eu me esforço. E não estou dizendo que vocês devem fazer faculdade, vocês não são obrigados a passarem uma vida inteira fazendo algo que não gostam só porque as pessoas querem. O que eu me refiro a se esforçar é sair do lugar, sabe? Morrer todo mundo vai, mas e viver? Se pra viver decentemente tu tiver que estudar, tu vai estudar. Tu vai trabalhar, tu vai querer ser mais, e como eu disse no início, vai querer ser mais por ti mesmo, ou por alguém, ou por algo novo, e tu sempre vai estar nessa rotação.  Só que pra isso precisa de esforço, precisa de um chute na bunda, precisa de uns tapas​ no meio dá cara, um aperto nos ombros e alguém que te diga "faz!".

Por isso, caramba, vai atrás do que tu quer! Não fica esperando tudo se ajeitar ou tudo acontecer sem que tu tome atitude nenhuma, porque a única coisa que talvez possa te acontecer de forma inesperada é que tu morra. Ué, acontece. Pra morrer ninguém tá preparado, mas pra viver? Tu acorda todos os dias com uma nova chance de dar certo, então porque tu não agarra essa chance e te esforça?

Faça valer a pena. Não é besteira quando dizem na música que "somos tão jovens", tampouco quando dizem "não temos tempo a perder".

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

domingo, 19 de março de 2017

Cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas.

18:08:00

Nem todos os destinos estão escritos para serem mágicos como o dos seriados. Não é sempre que encontrar o amor dá nossa vida, ganhar uma promoção no trabalho ou achar a sua turma vai ser uma tarefa tão simples que pode ser resolvida em um episódio de 20 minutos. Pode ser que seja preciso muitas temporadas para que você se dê conta de que o seu destino é aquele emprego que te descabela, aquele contatinho que não gosta do seu filme favorito, aquela mudança de planos repentina que bagunçou a sua vida, aquele encontro que deu errado e vai continuar dando se você insistir em confiar cegamente no destino e esquecer de viver o agora.
Aí cabe a você, cético ou sonhador, apostar as suas fichas naquilo que acredita, fazer escolhas, jogar, traçar o seu caminho, se ajudar. Só assim o famigerado destino, esteja ele traçado ou não, vai dar as caras e você, finalmente, vai conseguir captar os sinais enviados por ele.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos. 

sábado, 11 de março de 2017

Vamos dar licença?

14:54:00


Ser gentil não é dar em cima. É aquele velho papo clichê que todo mundo sabe de cor e salteado. 

          Toda mulher, absolutamente toda, tem essa mania de em algum momento da vida passar por alguém na rua ou ter um daqueles encontrões em algum afazer do dia a dia, e se depara com um homem gentil. "Meu Deus, ele sorriu, ele tá me olhando. Por que ele tá me olhando? Vou mandar mensagem pra minha amiga, esse cara tá querendo algo comigo, certeza!" Ops. Já começamos por aí.

          Querida, o mundo não gira pra você.

          Outro fator, todo homem, absolutamente todo, tem essa mania de achar que se a mulher te atendeu bem no trabalho dela, ou se ela dá um sorriso e pergunta como você está hoje, ou se ela apenas age simpaticamente, bom, certeza, ela está dando em cima de você!

          Preciso dizer para vocês, homens, que o mundo também não gira pra vocês?

          (Falar palavrão é feio) mas porra, que mania as pessoas tem de compartilharem vídeos, imagens, áudios e o caralho a quatro dizendo que o mundo precisa de pessoas mais gentis e quando as pessoas simplesmente são gentis, vocês já acham que elas estão esperando receber algo em troca ou (pejorativo) dar algo em troca?

          Sabe, ainda existem pessoas no mundo que usam a boca pra conversar e não só pra beijar. Ainda existem pessoas que usam o corpo para expressar uma arte, e não para se venderem na rua. Ainda existem pessoas que SÃO EDUCADAS APENAS POR SEREM EDUCADAS. É de criação, e aqui eu me refiro a criação de casa mesmo, e não aquela que a maioria de vocês aprende na rua com pessoas de má influência.

          É aquele velho ditado, o mundo tá cheio de nota 7, então seja nota 10. Amigos, para ser nota 10 vocês precisam do máximo de contatos possíveis, precisam sair o máximo, conhecer gente ao máximo, e cara, conhecer pessoas novas é do caralho! É ótimo, é necessário ser gentil, ser amigo, ser humano, mesmo que a amizade tenha começado há cinco minutos. É preciso ser oferecido sim, se você quer que o mundo também te ofereça algo. Ser ousado não é um problema. O problema são as pessoas que interpretam mal essa tal ousadia.

          Sejam ousados, sejam gentis. Isso é do caralho. (Minha mãe que disse).

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pode me soltar...

07:17:00

Me solte se tiver medo de cair comigo, mas não me solte se acha que eu não te amo.
Me solte, se achares que eu não volto, mas não permita o ato se acha que eu vou cansar no caminho.
Me solte, mas não volte.
Não volte, permaneça. Permaneça quando tudo for dor, e a única coisa que nos mantém, é nosso amor.
Aquele, que eu senti, quando te vi pela primeira vez, quando te vi por dentro, vi tua alma, e vi teu amor.
Apenas me ame, se ame, e ame o nós.
Porque se me soltar, não faço promessas de voltar. Mas te prometo permanecer.

- Por alguém que faz tão bem a quem também me faz bem.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Nós gatos, já nascemos pobres. Porém, já nascemos livres!

08:21:00
















Gatos não tem donos. Eles são deles próprios e eventualmente escolhem alguém para serem seus donos. Vejam bem, são eles que escolhem, e não ao contrário. Penso que pessoas são assim também. São inteiramente delas próprias e aí que está a beleza da coisa toda. Eventualmente elas também escolhem alguém para não serem seus donos, mas para dividirem as aventuras, as conquistas e os desejos. É ser livre de mãos dadas com quem também é livre. Esse é o verdadeiro amor. Que ao invés de prender, voa junto. 


Somos feitos de fases, somos feitos de fatos. 

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Bem vindo ao futuro.

10:24:00

Image result for on demand shutterstock

Essa semana meu irmão chegou para mim e me pediu o que eu queria ser quando crescer. Eu expliquei para ele, que tem 8 anos, que a minha faculdade me permite ser muitas coisas. Então ele, sem entender exatamente o que eu queria dizer, disse que gostaria de fazer Publicidade e Propaganda também, porque ele quer ser tantas coisas e acha muito legal que Publicidade permita que ele seja jogador, engenheiro, astronauta, bancário, TI...

E foi nesse exato instante que metade do meu ser se orgulhou por estar fazendo uma faculdade que me permite ser bailarina, se eu quiser. E a outra metade, se assustou, pois ao perguntar ao meu irmão o que cada profissão dessas faz, ele sabia me explicar perfeitamente. Bem vindos ao On-Demand.

É empolgante trabalhar com Publicidade e Propaganda, e agora digo fazer exatamente o que a profissão é, e não ser as várias outras coisas que o curso me dispõe. É maravilhoso perceber que meu próprio ser vai mudando conforme os semestres vão avançando. A gente vai ficando mais ligado, vai acompanhando diariamente as novas tecnologias, as novidades dos aplicativos, o mundo lá fora. A gente tem aquele pensamento de "eu tive meu primeiro celular com 11 anos, quem diria que agora eu estaria assim tão conectada com tudo".  E ao mesmo tempo, é curiosamente assustador tu se dar conta de que tu tens um irmão − 8 anos − que já está guardando dinheiro (ser criança é fácil) para comprar o primeiro celular dele.

(ATENÇÃO, USO DE GÍRIAS AQUI)

VELHO! Meu irmão tem 8 anos e ele sabe cada coisa que me impressiona todo santo dia. Claro, ele ainda é um pirralho, que foi achado no lixão e que é um malandro (isso a gente sempre diz dos irmãos mais novos), mas ele me faz perceber também que depois que a gente ensina o que é ser livre, é difícil querer prender de novo.
É isso que a geração On-Demand é. É essa constante rotação de geração, que vem vindo cada vez com um item a mais. Jogo da cobrinha no celular da Nokia? Meu irmão jogaria essa porcaria na parede em 10 minutos. Ele prefere acessar o YouTube e fazer download de vídeos sobre curiosidades do mundo. E claro, salvar tudo no Drive, por favor.

Não sei se fico feliz por estar me formando em algo que futuramente valerá como a melhor profissão de todas. Ou se fico triste por inspirar tantos concorrentes. Mas caso meu irmão e outros tantos por aí queiram fazer Publicidade: façam. Escolham ser o que quiserem. O mundo é todinho de vocês.

O tão estimado chegou. Bem vindos ao futuro.  

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.