segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia Nacional do Livro Infantil ♥

Sabe aqueles adesivos da campanha do Itaú que “ler para uma criança muda a sua história?” Pois então, hoje é dia de fazer jus a esse adesivo. Que coisa mais linda poder começar a segunda feira comemorando o dia de uma das minhas paixões! Dia Nacional do Livro Infantil. Vamos comemorar?
Crianças: leiam. E para vocês que estão lendo isso e não são crianças: leiam também. Leiam para vocês, leiam para as crianças em volta de vocês, leiam para o mundo... Mas não deixem que esse hábito passe despercebido! Não deixem que essa magia de viver em outros mundos seja passada batida por vocês.

Lembro que minha maior alegria quando eu era criança era ver minha mãe chegar do trabalho com dois ou três gibis da Turma da Mônica. E lembro que ela brigava comigo, pois no mesmo dia que ela me dava os livros eu devorava eles inteirinhos. E depois... Bom, depois eu tinha que passar o resto da semana sem livros para ler. Em contrapartida, quando eu acabava de ler os gibis, eu passava algumas horas repassando as historinhas na minha cabeça e ficava me imaginando no lugar dos personagens. Acho que essa é a parte mais gratificante, sabe? Essa euforia de criança, esse sensacionalismo literário que nos leva para um mundo totalmente desconhecido e prazeroso. 

Sempre fui a favor de presentear as crianças com livros, de fazerem elas tomarem gosto por essa cultura desde pequenas... Mas também sempre fui contra a leitura obrigatória em escolas. Professores, não forcem seus alunos a lerem nenhum livro para fazerem trabalhos! Na minha época de escola eu adorava ter que ler esses livros obrigatoriamente, mas meus colegas, que não tinham o hábito da leitura, acabavam relacionando a arte de ler como uma imposição. E imposições não nos encantam. Em vez de forçarem uma leitura, professores, façam com que seus alunos apaixonem-se pelas histórias. Deem teaser dos livros, inventem, se transportem para o mundo do desconhecido e levem seus alunos junto consigo. Os resultados vocês verão nas livrarias da cidade...
Aquele velho blablabla de que quem lê tem mais opções na vida não é só lenga lenga, não! Ler abre portas, ler abre nossa mente, ler nos faz dar o primeiro passo contra o medo do desconhecido. E nesse caso, é o desconhecido mais confiável que existe! 
Aproveitem o dia de hoje, peguem um livro na mão, sintam essa necessidade de dar voz e cor aos pensamentos de vocês! E não é porque o dia é do livro infantil que os adultos não podem ler também! Sem neurose, sem caô. Aliás, se temos livros infantis, é porque adultos maravilhosos os escrevem!
E nada melhor do que ter nessa postagem uma fotinho da minha pequenina coleção que sobrou da minha infância! (doei alguns livros e outros dei para o meu irmão).
Somos feitos de fases, somos feitos de fatos (e de muitos livros). 

Beijinhos e see you later. 

Nenhum comentário: