"15 aninhos então, Tayná? Logo, logo tu casa né, tá na hora!"
Ouvi isso a quase quatro anos atrás, quando eu tinha recém completado meus 15 anos. Estávamos eu e minha melhor amiga, com nossos violões nas costas, indo para o ensaio de canto. Quando uma senhora, minha vizinha, passou e disse isso. Lembro que eu e minha amiga rimos durante o ensaio inteiro. "Casar com 15 anos, quem nunca?". E dá-lhe risada. Século XXI, ouvir isso a quatro anos atrás já era ruim o suficiente, hoje então, é mais absurdo ainda. Não pela idade, por ser nova demais. Mas pelo fato de que as pessoas ainda acham que se a gente tá solteira muito tempo, vai ficar pra titia.
Meu amô, é aquele ditado, a gente não é obrigada a nada. Por que é que vocês acham que pra ser feliz tem que casar? Ou se casar, têm que ter filhos? Se tiver um filho, no mínimo tem que fazer mais um, porque casalzinho é mais divertido? Parem, poxa. As pessoas são donas dos próprios narizes. Se querem casar, deixem casar. Se não quiserem, também não tem problema. E se não quiserem ter filhos? Sorte dessas cabeças iluminadas que não querem colocar mais uma criança nesse mundão cruel!
Tenho casais de amigos e parentes, que estão morando juntos a anos e não casaram ainda. Tenho casais de amigo e parentes, que estão casados mas não querem ter filhos. E daí? No que te afeta economicamente e psicologicamente isso? Pelo que eu saiba, em nada. É bobeira pensar como antigamente, que mulher tem que casar cedo, ter filhos cedo, ser bem sucedida cedo. A nossa principal doença é que planejamos mil coisas, mas não conseguimos cumprir nem cinquenta delas, porque os caminhos mudam. E a gente fica eternamente frustrado porque, por mais que tenham acontecido outras coisas que superem aquelas que tu planejou e não efetuou, elas não estavam exatamente no teu roteiro, e você não sabia como lidar com elas.
Minha mãe me teve relativamente cedo. E teve meu irmão relativamente tarde. Eu já tinha 10 anos quando minha mãe teve o segundo filho dela. E aí, sociedade? Qual o primeiro problema que vocês acham que ela teve com isso? Eu diria que foi me convencer a tirar minha caminha do quarto dela (10 anos) para ter espaço pro berço do meu irmão. Mas mesmo esse dilema de tirar meu acampamento do quarto dos meus pais, não era um problema que vocês tinham que ter resolvido, porque não lhes dizia a respeito. Então não se estressem se seus planos para seus vizinhos não batem com os planos que eles têm pra eles mesmos. Cada um cuida do seu, e assim segue o curso da vida. :)
Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário