Re-fazer.
Feita de Fatos
11:45:00
"O passado é lição para refletir, e não repetir."
Não se sabe até que ponto essa frase pode ser levada ao pé da letra, sabes. Refletir, sim. Repetir, também. Por que não? Quantas vezes tu parastes para lembrar das coisas do passado e, ao fazer isso, sorrisse? Sentisse saudades? Pensastes em voltar atrás? Digo-te que é certeza que isso já ocorreu. Se não ocorreu, prepara-te para uma dose de nostalgia, que ela vem, vem sim.
Não é tão ruim quando paras e pensas no passado de uma forma que te faça mudar, e após mudares, teres aquele pico de adrenalina e pensares "agora vai, agora vou tentar de novo, e cuidar para não repetir meus mesmos erros." Pois tu vais errar de novo! Não é pessimismo, é só o sentido da vida mesmo. Nunca acertamos nada por completo sempre. Reflete teu passado, queira refazer a história do teu passado sem erros, que mais erros cairão na conta. É inevitável.
É errando que se aprende, não dizem isso para ti, a cada vez que erras? É um mantra da vida, digo-te. Mas é uma coisa bonita, ao menos. O fato de tu se sujeitares a querer errar é algo digno, creio. A certeza do erro tá na conta em cada ação que tu fores praticar, mas quando mesmo sabendo disso, tu enfrenta, e erra, e se frustra, e insiste, persiste e refaz, tu és digno. Passível de erro, passível de perdão, vencedor de uma vida com percalços bem cruéis.
O passado não te condena, como dizem, ele te faz uma pessoa boa. Tu és maleável, tu podes se tornar outra pessoa, podes rever seus conceitos. Nem sempre o passado é ruim, e digo-te que se e pudesse voltar atrás, reviver o passado, eu reviveria, refaria mil coisas que não fiz, nem que seja só para errar onde não errei. E acertar onde vacilei. Já dizia o tal do Heráclito, ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio. A água já mudou, assim como o próprio ser. Saibas que não podes voltar atrás depois de feitas as suas ações. Mas tu podes refazer essas ações, sem problemas nenhum, pois tu não serás o mesmo, assim como tuas ações poderão ser bem sucedidas depois de feitas uma, duas, cinco vezes.
Viver é uma arte, um ofício, só que precisa cuidado. Viva. Reviva, faça, refaça, erre, e erre de novo. Te fazes melhor, te fazes vivo. Temos todo o tempo do mundo!
Somos feitos de fases, somos feitos de fatos. E de histórias do passado.