sábado, 4 de junho de 2016

Cresça, antes que o mundo te rebaixe mais um pouco

Sabe quando você vai ao mercado e observa aquelas crianças pequenas que são birrentas? Que choram para conseguir o que querem, aí os pais dão tudo que eles estão pedindo? Você fica imaginando: nossa, esses pais são terríveis! Mas, essas crianças são espertas! O grande problema, é que muita gente cresce e não deixa de ser birrenta.

Exatamente, sabe aquela pessoa que faz birra, manha, chora pra conseguir alguma coisa de você ou dos que os cercam? Essas pessoas, espertas, nada mais fizeram do que aprimorar essa técnica que aprenderam lá na infância. Agora, quem observa de fora, pensa: nossa, essas pessoas são terríveis!

Sim, se você tem um amigo ou amiga assim, você consegue ser pior do que ele. Saber por que? Porque você não educa! Assim como aquele pai não sabe educar seu filho, você não sabe educar seus amigos. E sim, ambos precisam (a criança e o seu amigo, que é uma criança). Se aquele pai ou aquela mãe tivesse deixado claro desde o começo que, não adianta fazer birra, você não vai ter o que quer, eles não seriam tão facilmente manipulados como são agora. O mesmo se aplica nessa "amizade" doentia que muita gente tem, onde o "amigo" fica fazendo birra se as coisas não acontecem da forma que eles querem e agora cabe a você escolher: policiar e educar ou ficar nessa mesmice pro resto da vida.

No fundo, são crianças que cresceram, mas não cresceram. Crianças que aperfeiçoaram suas técnicas de persuasão. Crianças que não estão prontas para viver em sociedade. E você? É uma criança, educa crianças ou se permite ser manipulado por elas?


Somos feitos de Fases, somos feitos de fases (e de crescimento).

Nenhum comentário: