sábado, 29 de julho de 2017

É hora de ir. 🍃

19:42:00

Pais,

Talvez vocês demorem a compreender, talvez vocês chorem incontáveis noites por ver o ninho vazio, talvez vocês liguem com aquela voz chorosa de quem está guardando um mundo de saudade, mas pai e mãe, a gente cresce e precisa ir. 

Um dia teremos que aprender a separar as roupas por cores na hora de lavar, teremos que descobrir que a louça vai continuar na pia no dia seguinte, aprender que cheiro de banheiro limpo é bom - e aprender por conta própria, e não porque vocês estão do lado nos lembrando. Teremos que aprender a cozinhar mais do que um miojo - graças que existe a internet pra ajudar com isso. Aprender que o salário precisa durar 30 dias e que temos outras prioridades na vida além de festas e saídas básicas.

A gente vai ter que se sentir só, vai ter que falar para as pessoas "meus pais diziam que..", e sentir orgulho de alguns conselhos que ouvimos e que nem sempre demos muita bola. Nós vamos ter que aprender a identificar as amizades boas e ruins, coisas que vocês faziam desde que éramos pequenos e por isso brigávamos tanto pois "vocês não deixam eu ser amiga de ninguém". Nós vamos ter que aprender a segurar o palavrão quando o chefe merece, porque vocês ensinaram que é preciso ser um profissional sério e respirar fundo. 

Pais, parece coisa boba, mas nós vamos ter que criar nossos próprios programas de finais de semana, vamos ter que tirar o pijama no domingo e fazer o almoço e janta - coisa que vocês sempre faziam enquanto eu ficava jogada no sofá lendo até tudo estar servido.

Não pensem que será fácil, pois vai doer em nós também, sair do conforto, sair do ninho que estava tão bem planejado até então. Mas é necessário que a gente aprenda a sentir saudades, e aprenda a ser pai e mãe como vocês foram - ou nem tanto. 

É assim sabem, esse dia vai chegar e vocês precisam estar preparados para isso. Assim como nós. E podem ter certeza que esse será um grande dia para todos. Apesar de tudo, precisamos ir, mas levaremos vocês para sempre.

Somos feitos de fases, somos feitos de fatos.

domingo, 16 de julho de 2017

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si.

10:31:00

          O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama. Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado. Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se. A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também? Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. “Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um vinho”. Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. “Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, te dou um abraço.” Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta. Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo. 

Somos feitos de fases. Somos feitos de fatos.